quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Freestyle101

Estamos nas holidays aqui e o trabalho no rental ta tenso. Nas hrs de pico é impossivel descansar, mas nas hrs 'mortas', qualquer return de equipo com neve é motivo pra guerra de neve! Basicamente guerra de neve e ficar zuando com os 'early customers'. Seja mandando eles dançarem com agente enquanto toca soul ou funk no som do shop, seja apenas perturbando eles... O que acontece é que eles acabam se divertindo e voltam direto no shop, vale a pena.
O legal de trabalhar com um serviço de base é que vc começa a entender certos comportamentos algumas pessoas tipo, garçons, vendedores,... É legal, a experiencia é interessante! Vc deixa de ser o cara que está pagando e vira o cara que está recebendo, e vc percebe o quão babaca é aqle pensamento de 'to pagando, posso fazer oq quiser'. É bizarro estar do outro lado. Com certeza meu comportamento com esses prestadores de serviços de base vai mudar bastante...
Além disso, o lance de morar 'sozinho', ter que limpar seu quarto, se virar com alimentação, lavar a louça e lavar as roupas tem sido bem interessante. Vc percebe que aqle mecanismo de jogar a roupa na roupa suja e depois ela volta pro seu armario lavada e passada é algo mto bom, mas que precisa de uma peça essencial, a pessoa que faz isso tudo, no caso daqui, eu... Bem, não temos ferro de passar, então a roupa nunca volta passada. Hj lavei roupas pela primeira vez, é tranquilo, rapido. Mas dá trabalho separar, lavar, tirar da lavadoura e passar pra secadora, esperar secar, pegar tudo e arrumar no armario. Sem duvidas to curtindo morar fora de casa, mas sinto falta principalmente das pequenas coisas...
Hj eu saí meio cansado do trabalho e resolvi alugar um snow e ir numa sesh no Woodward, um grande centro de treinamento de snow, ski, bmx,..., indoor. Fiz a primeira sessão, 'one hit wonder'. Aprendemos a cair, land tricks, spins e flips. Vc pula numas camas elasticas com uma prancha de espuma presa nos seus pés, boa pra aprender os movimentos corretos pras manobras. Acertei um indy, um method e um bs 180, tentei 2 360 e errei ambos... Meu coach me mostrou meu erro mas não deu tempo pra eu tentar de novo. Ae fomos pra area de snow/ski. Vc anda numa superficie que chamam de snowflex. 'That giant fucking velcro', como diria o Scotty, um cara que trabalha cmg. De fato parece um velcro, as edges da prancha não prendem mto bem, e é meio chato de andar, até pq é uma superficie mtoooo unforgiving, então é facial errar a manobra e cair. Andei com uma Burton Hero 152, bindings Burton Mission. Me amarrei no set! Prancha pequena, mtoooo flex, po, irado demais! Tentei um 50-50 e cai... Meu coach me mostrou meus erros, tentei mais 2 vezes e sairam de boa! É bom demais acertar uma  manobra! No segundo que eu acertei ainda sai do box com um ollie e po, o pulinho foi manero demais!
Amanhã era pra ser minha folga, mas me pediram pra trabalhar, aceitei... Fazer oq? Tão pagando bem pelo menos... Proximo rolé será amanha em Woodward ou sexta na montanha!
Copper realmente é um bom lugar pra trabalhar!

Keep shredin'!
Brenno Sá

sábado, 25 de dezembro de 2010

Chegando em Copper

A viagem Rio - Copper mtn, no total, durou um pouco mais de 20 hrs.
Summit County e uma area diferente. Tudo cheio de montanhas e neve. Chegando a Copper mtn, na primeira noite, tive um jantar de natal, que foi legal. Conhecer o pessoal que ta na mesma situacao que vc eh bom.
Hj, era pra ser meu day-off, mas encontrei com minha boss quando fui comprar um capacete, e ela pediu pra eu trabalhar, ae combinamos que eu iria depois do horario de almoco e,  naturalmente, passei a manha inteira na montanha!
Fiquei em um lift so, o American Flyer, que leva pra muitas pistas. Eu fiquei nas verdes e azuis. Snow e a mesma coisa que andar de bicicleta, vc nao esquece. Na minha primeira descida eu fui recuperando a confianca, segunda e terceira tinha recuperado... O tempo tava bom, aluguei uma Burton Custom, excelente prancha. Comecei a andar de capacete nessa temporada, oq me salvou num nose press meio errado.
Depois do almoco fui trabalhar. O rental shop e para iniciantes, entao e mto simples e nao tem uma imensa variedade de equipos. Meu treinamento foi hj a tarde toda, pro fim do dia eu ja tava atendendo os guests.
Sem duvidas, trabalhar num rental shop e um trabalho meio pra burro de carga, um tanto repetitivo, mas divertido. Toda a crew do rental shop se da bem, e o trabalho acaba virando diversao. Temos donuts, geral fica se zoando e sempre que chega prancha cheia de neve e um motivo pra fazer guerra de neve, afinal, temos que tirar o excesso de neve da prancha antes de guardar...
O mais dificil daqui e a adaptacao fisica em si. O lugar e muito alto, muito seco e muito frio, juntando com o jetlag, esses dois primeiros dias foram meio fodas... Mas com o tempo acostuma...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Preliminares

Toda viagem começa com uma ideia, um plano...
Fazer work experience foi algo que eu sempre quis. Desde muleque eu queria ter a chance de morar um tempinho no exterior. Eu sempre quis fazer highschool, infelizmente meus pais nunca foram muito flexíveis quanto a isso, não queriam que eu perdesse um ano, enfim, não fui... Mas eles (principalmente minha mãe) sempre me estimularam muito pra continuar a fazer meus planos de viagens. Numa dessas comecei a fazer snowboard que virou uma das minhas grandes paixões. Fiquei fazendo snow por 3 anos, todo ano, sempre na mesma estação, infelizmente... Ae foi só juntar as ideias, snow+morar no exterior=work experience.
Alguns amigos meus me questionaram se realmente compensa pagar uma grana pra ficar meses trabalhando de burro de carga com trabalho subalterno nos EUA. Pra mim fazia sentido, enfim, decidi ir!
Um amigo meu já queria fazer work também, o Badim. Ae decidimos resolver isso juntos! Em poquinho tempo mais um se juntou ao grupo, o Lucas 'Tsubaza' Renzo, que também tinha a mesma vontade, sei la, quando vi ele já tava dentro!
Fechamos o pacote pela IE, que era a mais recomendada entre nossos amigos. Resolve documento, tira passaporte, foto, declaração da faculdade, paga taxa atrás de taxa... Pronto, estamos dentro do programa, agora era arranjar onde morar e emprego.
Conseguimos o contato desse americano, o Scott, que foi diretor de Keystone (uma famosa estação de ski no Colorado, com o melhor ski noturno do estado, se não me engano). O cara tinha uns contatos e começou a tentar arranjar emprego pra gente.Como eu já tinha sido rejeitado de Park City umas semanas antes, resolvi nem dar a ideia, decidimos focar no Colorado, Summit County mais especificamente. Tentamos em alguns resorts como Vail e Breck, Christy sports em Vail e Breck, nada... Conseguimos 3 ofertas. Uma em um cassino em Tahoe, outra na UPS, trabalhando que nem escravo mas tirando uma grana boa e uma num hotel de luxo em Breck. Decidimos ir pro hotel, fazer oq?! Mas alguns dias antes de realmente fecharmos com o hotel o diretor da divisão de rental/retail de Copper Mountain, o Bob, respondeu ao Scott, dizendo que estaria interessado em nos entrevistar. Trabalhar pro resort em sí, ganhando passe, desconto em tudo dentro do resort e ainda com alojamento, com certeza foi o melhor possível.
Fizemos cadastro pelo site, respondemos entrevistas escritas, trocamos email com o tal do Bob... Até que ele decidiu que queria nos entrevistar por telefone. Fomos todos pra casa do Scott e fizemos nossa entrevista. Puxamos o saco de Copper até não aguentar mais, o cara fazia umas perguntas que não tinham muito a ver com o emprego em sí, enfim, ele gostou da gnt e decidiu nos contratar, o unico problema seriam as datas, já que não poderiamos trabalhar até Abril...
O Bob fez oq tinha que fazer e mandou nossas job offers assinadas, pronto, emprego e alojamento garantido!
Tivemos que correr atrás de uns documentos ou outros, mas deu tudo certo. Estamos contratados.
Daí foi só esperar... Coisa que estou fazendo até agora...
Minha primeira contagem regressiva pra viagem foi com 87 dias. Muita coisa aconteceu. Provas, trabalhos, me tatuei, mais provas, mais trabalhos, aprendi a andar de long e tirei umas rasgadas, criamos a Donuts Crew, mais umas provas, fiquei em 2 finais (a última é amanhã, na outra eu passei)...
Muita coisa rolou, mas o pior momento chegou. É aquele que vc não está mais vivendo aqui, mas também não está lá ainda, é uma merda, na boa, uma MERDA! Mas traquilo, faltam só 2 dias.
Badim e Japa (Tsubaza, Okada, Renzo,...., a mesma pessoa) já foram, estão lá faz uma semana amanhã, e tão curtindo o trabalho. Falo com eles todo dia quase pelo Nextel. Parece que de dia é tenso, muita gnt, mas de tarde é moleza... Eles descobriram meus dias de folga, são 3as e 4as, nada mal, montanha vazia... Temos aulas e aluguel de graça e desconto de 30% em qualquer equipamento dentro do resort.
Basicamente é isso... Em 2 dias eu embarco, estou ansioso, sem duvidas! Vou fazer uma caralhada de conexões dentro dos EUA, mas ta valendo. Dia 24 chego em Copper e dia 26 começo a trabalhar!

Abraço a todos!